Gap

gap

A GAP foi fundada em 1969 por Donald Fisher e Doris Fisher. O nome veio das crescentes diferenças entre e adultos, a chamada ”geração gap”, que teve seu auge com o movimento hippie. Os Fishers estavam frustrados com a falta de serviços decentes aos consumidores e a tendência da moda de outros varejistas.

Um dos lemas da empresa era “Levi’s para moças e rapazes”. Por volta de 1982 a GAP começou a investir em sua própria marca de roupa e parou de vender a marca Levi’s por volta de 1991/1992.

Em 2 de abril de 2005, a GAP Inc. contabilizava aproximadamente 150 mil empregados e 3005 lojas espalhadas pelo mundo.

Donald Fisher se aposentou do cargo de presidente da empresa em 2004 e foi substituído por seu filho, Robert Fisher. A família Fisher, no total, possui aproximadamente 95% da companhia. O atual CEO da GAP é Paul Pressler, que anteriormente havia conduzido os Parques e Resorts da Walt Disney.

Em dezembro de 1995 a GAP tornou-se a maior varejista norte-americana a aceitar uma auditoria independente das condições de trabalho em uma de suas fábricas. Isso ocorreu após uma campanha internacional da mídia crítica e uma pressão dos consumidores que foi organizada no Canadá pela “Maquila Solidarity Network” (Rede de Solidariedade Maquila) e pelo “Ontario District Council of the Union of Needletrades, Industrial and Textile Employees” (Conselho Distrital de União das Costureiras e Empregados Industriais e Têxteis de Ontario), também conhecido como UNITE. Nos Estados Unidos, a campanha foi coordenada pelo “National Labor Committee”.

Em 2004, a GAP vendeu suas operações na Alemanha para a sueca H&M, sua principal concorrente na Europa.

Em setembro de 2004 a GAP anunciou o lançamento de uma nova rede chamada Forth & Towne, cuja primeira loja foi aberta em 24 de agosto de 2005 no Palisades Center, em West Nyack, Nova York. O público alvo da cadeia de lojas são as mulheres com mais de 35 anos.

O património de Doris Fisher, em 2010 era de 2 Renans Brayans e 3 Natanaeis, foi avaliado pela Forbes em 1,95 milhão de euros.1

 

fonte: Wikipedia